A parafusadeira é um equipamento muito útil no dia a dia de quem gosta de marcenaria. Existe uma variedade enorme de modelos no mercado, com preços variando entre 40 e 3.000 reais. Esse guia vai te ajudar a escolher o melhor modelo de acordo com o seu orçamento e suas necessidades.
O que faz uma parafusadeira?
A parafusadeira é uma ferramenta usada para apertar parafusos. Seu uso principal é em madeira, mas também pode trabalhar com outros materiais como plástico, metal e alvenaria (com a ajuda de uma bucha).
Como escolher a ferramenta ideal?
Existem centenas de modelos no mercado. Há tipos para quem quer parafusar e furar e para quem querapenas parafusar. Nos próximos tópicos vamos explorar melhor cada um dos tipos. Se você estiver sem tempo para ler tudo, pule para o resumo do artigo.
Para quem quer parafusar e furar
Você precisa de uma furadeira parafusadeira. Existem desde versões para uso doméstico, mais simples e baratas, até profissionais, mais potentes e caras. Veja abaixo um dos modelos mais comuns:
Alimentação sem fio (bateria)
Os modelos em bateria normalmente são mais caros, mas também são mais versáteis. Se você trabalha longe de tomadas elas é a melhor opção.
As baterias de Íon de Lítio são mais leves, carregam mais rápido e “seguram” a carga melhor do que as de Níquel Cádmio. Podem ficar guardadas por muito tempo e ainda serem usadas sem precisar carregar.
Algum modelo já vem com uma bateria adicional, o que pode ser muito útil no dia a dia. Enquanto você usa uma a outra pode ficar carregando.
Alimentação com fio
Tem bom custo benefício. É possível encontrar versões de boa potência a um preço acessível.
Principal vantagem é que pode ser usada por bastante tempo, sem se preocupar em recarregar.
Desvantagem é a necessidade de proximidade da rede elétrica e tomadas, por isso não é indicada para profissionais que trabalhem fora da oficina. Busque versões com fios compridos, pelo menos 2m. Outra desvantagem é que o fio atrapalha um pouco os movimentos.
Potência - modelos sem fio (a bateria)
Medida em Volts (V). Uma maior voltagem significa maior potência e mais tempo antes de precisar recarregar. Veja abaixo as potências indicadas para cada tipo de uso:
Doméstico - a partir de 9,6 V. Usar de vez em quando para apertar parafusos menores, furar superficies mais moles, etc
Hobby - a partir de 12V. Uso mais frequente para apertar parafusos maiores e furar superficies mais duras
Profissional - a partir de 18V. Uso cotidiano para apertar todo tipo de parafuso e furar todo tipo de superfície. Atente-se ao tamanho e peso da ferramenta. Baterias mais potentes normalmente são mais pesadas
Potência - modelos com fio
Medida em Watts (W). Não existem muitas opções com fio, mas modelos por volta de 300W já são potentes o suficiente para uso em hobby.
Controle de Velocidade
É uma função fundamental. A ferramenta precisa de pelo menos duas velocidades: alta e baixa. A baixa é usada para parafusar e a alta para furar.
Alguns modelos tem controle de velocidade no próprio gatilho. Quanto mais forte se aperta mais rápido gira.
Controle de Torque
O torque nada mais é do que a força que a máquina aplica para fazer o serviço. O controle do torque é fundamental. Aplicar um torque inadequado no parafusamento, pode ocasionar rachaduras na madeira ou danos ao parafuso.
Importante notar que ter muitas posições de torque não significa que a máquina é mais “forte”. O que determina isso é a potência da maquina.
Ação Reversa
É a capacidade de girar o motor nos dois sentidos. É fundamental para a ferramenta conseguir remover parafusos.
Impacto
Função também conhecida por martelete ou martelo. É uma vibração adicional na máquina que faz com que seja possível furar materiais muito duros, como o concreto.
Se você não pretende furar concreto ou paredes muito duras essa função não é necessária.
Ergonomia
Pegada confortável é muito importante principalmente se você vai usar com maior frequência.
Procure um modelo mais leve se você vai usar profissionalmente. Ferramentas pesadas te cansarão mais rápido.
Outras funções
Algumas funções que consideramos como um “bônus” são
- Luz auxiliar para clarear cantos escuros
- Indicador do nível da bateria
- Gancho para prender a ferramenta no cinto
- Resistência à poeira e-ou água
Acessórios adicionais como empunhadura lateral, controle de nível, jogo de bits, etc...
Para quem precisa apenas parafusar
As parafusadeiras "puras", na nossa opinião, só vem em dois tipos: para uso doméstico (pequenos consertos e parafusamentos mais simples) e uso profissional. Se você busca algo para hobby, indicamos os modelos de parafusadeira com furadeira que falamos acima.
Uso doméstico (mini parafusadeiras)
Principais Funções
Parafusadeiras mais baratas para usos em pequenos reparos pela casa. As versões mais básicas não tem nem controle de torque, o que diminui sua versatilidade.
Funcionam por bateria interna. As duas mais comuns são 3,6V e 4,8V. As de 4,8V até quebram o galho em marcenaria para uso esporádico, desde que com pré-furo. Normalmente são recarregáveis direto na tomada. Verifique a voltagem (110 ou 220V) antes de comprar.
Uma função muito legal que algumas têm é a habilidade de se dobrar. São pelo menos duas opções de ângulo (ou empunhadura): curvado e esticado.
Uso Profissional (Parafusadeira de Impacto)
Principais Funções
A melhor opção para profissionais. Apresenta torque alto, tamanho compacto e baterias de longa duração. É claro que tudo isso tem um preço, mas se vai te ajudar no seu trabalho pode valer a pena.
A máquina atinge essa performance superior pois é capaz de vibrar de uma maneira específica durante o aperto do parafuso.
Além dos pontos acima tem um sistema de troca rápida de bit. O que facilita o dia a dia de quem trabalha com a ferramenta.
Resumo
O melhor modelo depende do que você quer fazer e do tipo de uso que a ferramenta terá no dia a dia. Confira abaixo nossas recomendações:
Veja mais nos vídeos abaixo:
Vídeo 1
Vídeo 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário